Kanela Bambu
R. Tsutomi Suzuki, 100 - Butantã - São Paulo - SP
kanela@kanelabambu.com.br
Tel/Fax: (11) 3742.8641
Como chegar

O Bambu

Desenvolvimento sustentável

Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações tendo como principais objetivos a qualidade em vez de quantidade, a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

O crescimento da população mundial tem provocado fortes pressões no meio ambiente proporcionando um decréscimo na quantidade e na qualidade dos recursos florestais contribuindo desta forma, para o interesse de novos recursos vegetais como é o caso da utilização do bambu. Dessa forma o bambu foi redescoberto como recurso de baixo custo, renovável e não poluente.

Nesse contexto, em que o desenvolvimento sustentável não é mais uma opção, e sim uma necessidade, o bambu pode ser utilizado abundantemente e substituir muitos materiais na fabricação de vários produtos devido ao menor tempo de crescimento e ser um regenerador ambiental.

O bambu é considerado um " seqüestrador" de carbono atmosférico, sendo uma cultura predominantemente tropical, renovável e perene, ou seja, sem a necessidade de replantio de produção anual e de rápido crescimento o que o torna apto no desenvolvimento sustentável, pois protege o meio ambiente e é menos poluente. É uma planta robusta, que fabrica seus próprios componentes antibacterianos e se desenvolve muito bem sem pesticidas. Suas fibras porosas podem produzir tecidos que respiram e são tão macios como seda. Pode ser utilizado também como combustível e papel. Estudos recentes apontam que o álcool etanol pode ser retirado do bambu e que o carvão de bambu é de excelente qualidade. No caso do papel de bambu, pode-se afirmar que tem a mesma qualidade que o papel de madeira. O Brasil é o único país das Américas a ter uma indústria de papel de bambu no Estado do Maranhão.

Naturalmente, o bambu é uma planta com características auto-sustentáveis, sendo capaz de regenerar após o corte, podendo viver até cem anos e, sendo feito o tratamento adequado, pode se tornar um material durável por muitas gerações. Uma matéria prima renovável, de baixo custo, com diversas possibilidades de uso, o bambu cada vez mais vem sendo utilizado na conservação ambiental.

A versatilidade, possibilidades, estratégias e soluções convencionais em diversos segmentos que o bambu tem criado em todo o mundo, tornam-se fatores de integração social que não agridem o meio ambiente, consolidando cada vez mais a sua capacidade de reduzir as desigualdades sociais. As características do bambu enquanto planta, suas notáveis propriedades como material e suas atuais aplicações no mundo indicam uma gama de utilização com potencial para atender um desenvolvimento que proporcione maior equidade social, melhoria ao meio ambiente, aumento da qualidade de vida e geração de renda. Sendo assim conclui-se que o uso do bambu pode ser bastante eficaz no desenvolvimento sustentável.

Ceasa
Visite CEASA-SP
Box nº 44 B - coluna 66 Pavilhão
das Flores
Terças e Sextas das
4:00h (am) às 10:00h (am)
Projetos Especiais
PROJETOS ESPECIAIS
Veja o que é possível
realizar com Bambu
Clique Aqui
Site by W562